A figura do contador a tempos deixou de ser o apenas o emissor de impostos. Agora sua posição na empresa é muito mais valiosa, pois tornou-se o responsável não só por essa empreita, mas também como a opção deles.
Não existe uma receita pronta para determinar que forma de tributação sua empresa poderá optar.
Assim, uma vez determinada a forma de pagamento de impostos, ao longo do período o contador estabelece as bases para uma tributação mais justa e legal.
Com base em estudos da atividade da empresa, estimativa de faturamento e número de colaboradores, elaborar um controle contábil e financeiro das receitas e despesas é ferramenta indispensável à obter uma boa gestão.
Estudos apontam que a carência desse profissional nas empresas contribui, significativamente, para despesas desnecessárias, tais como multas por não atendimento às normas legais e desconhecidas pelo empresário, haja vista inúmeras Leis e Regulamentos que regem a vida do microempreendedor.
E cada vez mais, os contadores tem mostrado uma aptidão em orientar seus clientes desde a abertura de sua empresa, passando pela contabilidade mês à mês, até a tomada de decisões financeiras que podem refletir diretamente no bom resultado do negócio.