Desburocratização de abertura de empresas
A junta comercial do Estado de São Paulo, possibilita aos empreendedores a abertura de empresa 100% digital.
A novidade visa desburocratizar o processo de abertura para novas empresas.
Anteriormente o prazo médio era de 40 dias para abertura de uma empresa no SIMPLES ou de pequeno porte durava pelo menos mais de 30 dias.
E ainda se fosse necessário obter uma licença ambiental, ou licença da Polícia Federal poderia durar mais.
Resultados esperados
Deste modo, o resultado da parceria entre as Secretarias que se reuniram no palácio dos Bandeirantes foi um sucesso.
Nessa reunião onde foi abordada a atividade da Junta nos serviços oferecidos ao cidadão.
Apresentaram também um total de processos analisados no ano passado,e o número de empresas que teve registro no banco de dados, entre outros.
Assim com esses dados a jucesp apresentou o projeto 100% digital com o objetivo de desburocratizar o processo para a abertura de empresas e, consequentemente, melhorar o ambiente de negócios.
Esses números ajudaram muito nesse processo facilitando a sua vida.
Compromisso com a melhoria
Assim, o presidente Walter Ihoshi ressaltou o compromisso com o Governo do Estado de São Paulo na transformação da Jucesp.
“O Governador João Doria e a secretária Patricia Ellen nos passaram a missão de entregar uma nova Junta Comercial, que resultará em atendimentos mais ágeis.
Essa transformação acontecerá por meio do redesenho dos processos e o uso intensivo de tecnologia. Nosso objetivo é oferecer ao empreendedor e ao cidadão uma nova experiência de relacionamento com a Jucesp”, disse.
Para a vice-presidente Adriana Flosi, a digitalização mudará o patamar da Autarquia. “Com a Jucesp 100% digital, a Junta passará de uma entidade de registros para um grande integrador estadual.
O contato com os órgãos licenciadores será mais ágil e proporcionará a desburocratização do serviço para o empreendedor paulista”, destaca.
Tudo pela internet
Deste modo, a iniciativa vai possibilitar a abertura de empresa e o encerramento pela internet, a identificação de potenciais compradores e fornecedores;
- a profissionalização da gestão de seu negócio;
- a inovação de seus produtos e processos de produção;
- a venda facilitada para o Governo e para o mercado externo,;
- além da alternativa de solução de conflitos de forma simplificada e a facilitação de acesso a linhas de crédito.
A boa noticia é que todas as Juntas Comerciais do país se modernizou em vários Estados já é possível a abertura e encerramento de empresas 100% digital.
Isso significa que você agora efetivamente abre sua empresa on line, com o seu certificado digital e sem enviar documentos, porque afinal de contas a técnologia deve ser usada.
Assim, mesmo os documentos que você assina manualmente poderão ser enviados por contadores e advogados na forma digital com o uso do seu certificado digital.
100% on line e rápido
Em por fim, para você é possível constituir empresas de maneira 100% online.
Vale lembrar que aqui em São Paulo, a Constituição, Alteração e o Cancelamento devem passar por procedimentos distintos. Enquanto a Constituição pode ser feita digitalmente, os outros registros ainda precisam seguir de forma presencial.