Como recuperar minhas notas fiscais emitidas?
Um problema dos pequenos empresários que não fazem uso de um sistema pago de emissão de notas fiscais de venda enfrentam, é a recuperação das notas ficais emitidas. Seja causado por problemas no sistema gratuito emissor ou formatação da máquina.
Então começa o desespero: como recuperar essas notas já que não foram enviadas por e-mail e não foi criado backup?
Esse transtorno gera dor de cabeça no controle de faturamento da MEI, pois o empresário desconhece a quantidade de notas já emitidas para lançamento no seu livro caixa, ou até mesmo o calculo do imposto, uma vez que seu faturamento foi perdido.
Esse controle é suma importância, imagine, como saber se a sua empresa já ultrapassou o limite de faturamento se não tem mais as notas para somar?
Correndo o risco de uma exclusão no SIMEI, por ofício, se não fizer o controle, impossibilitando o de cumprir com as obrigações acessórias e os requisitos exigidos para se manter nessa modalidade de tributação.
Hoje em dia, temos no mercado infinitos aplicativos que auxiliam o empreendedor na emissão de notas e armazenamento, contudo alguns empresários ainda optam em fazer uso do emissor disponibilizado pelo SEBRAE.
Mas vamos lá! É sim, possível essa recuperação.
Primeiro: Verifique se realmente não foram armazenadas no seu computador o XML de cada nota; caso positivo essas poderão ser recuperadas pelo sistema emissor NFE gratuito SEBRAE
Segundo: Verifique se não foi enviado para o e-mail do seu cliente o XML e o PDF das notas;
Por fim, após todas essas negativas, preencha o sistema como se fosse enviar uma nota, colocando no campo o número da ultima nota que você tem lembrança, o sistema SEFAZ te responderá com uma mensagem contendo a chave da nota já enviada se o numero inserido já tiver sido transmitido, exemplo:
Você se recorda de ter emitido 20 notas, preencha com o numero vinte no campo do número da nota fiscal, a resposta será:
Erro 539 Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso e na frente o número da chave.
Com esse número você poderá acessar o site:
Vai informar essa chave e o sistema vai fornecer um resumo da nota fiscal com a possibilidade de baixar o XML, que poderá ser recuperado no sistema emissor.
Pronto! Recuperada sua nota!