Quando você se torna um contador

Quando iniciamos o curso de contabilidade logo imaginamos as funções que vamos desenvolver ao longo da carreira. Acredite, não temos nem ideia do que nos aguarda de fato. O curso nos prepara para lidar com a escrituração de livro diário, razão, caixa, balanço e outros, porém não é suficiente.
A formação de um contador ou contabilista, por si só,  não alcança os exigidos para um bom desempenho da função.

Além do conhecimento técnico ainda devemos acumular conhecimentos técnicos.

Pois bem meus caros eu explico: hoje em dia, para lidar com a contabilidade e suas ramificações são necessários conhecimentos técnicos avançados em informática acima de tudo. Considere o seguinte quadro: comprei um computador e consegui meu primeiro cliente.

Inicialmente a abertura da empresa, um comércio. Primeiro passo, Junta Comercial. Eis que acesso o site e vamos dar início ao trabalho, porém primeiro obstáculo, Certificado digital. Mas o que é certificado digital? Bem, depois de várias pesquisas descubro o que é e que tenho que comprá-lo.  Resolvido, comprei o certificado , acessei a página da empresa que me vendeu e instalei os arquivos que lá me oferecem, e agora vou acessar novamente o site para dar início ao trabalho.

Opa, não encontra o tal certificado, e agora?? Mais um tempinho no Google pesquisando como resolver o problema do certificado…como assim? Java? O que é Java? Tem versões? Certo. Li tudo a respeito, instalei alguns arquivos e…não funciona, tem um tal de Plug-in Java 1.5.0  que não tem no computador. Muito bem, já passaram-se 3 dias desde que tentei iniciar o processo, mas vamos lá.

Mais pesquisa, o que é, como é, e onde o encontro? Encontrei …acessou, perfeito.
Fiz todo o procedimento do site, e agora vamos ao site da Receita Federal do Brasil. Pedido de CNPJ, opa… não envia o pedido, eis que descubro que a versão Java de um sistema não é compatível com a do outro sistema.
Desinstalo um Java, instalo o outro Java. Finalmente, deu certo!

Vamos imprimir tudo? Impressora não funciona, nem um sinal que vai sair impresso. Retorno ao Youtube ou ao Google e pesquiso mais um tópico. Em fim, os conhecimentos do que fazer eu possuo, agora, buscar os conhecimentos de como fazer. Meus caros, isso sem mencionar que alguns sistemas operacionais não são indicados para os programas contábeis, ou seja, tenho também que observar se o sistema operacional roda os programas que eu necessitar.

Não adianta um super  MAC BOOK, não vão rodar os programas da maioria do órgãos públicos, isso é decepcionante. Por fim, após horas e até mesmo dias de buscas e pesquisas , configurações, instalações, o sistema funciona perfeitamente  até o dia seguinte quando eu religar o computador para preparar mais uma obrigação nova.
Imagine você,  a satisfação quando conseguimos finalmente derrubar todas essas barreiras e emitir um simples guia de pagamento ou um protocolo de finalização com sucesso.

Então quais são as formações adicionais que precisamos ter?

  • Contabilidade
  • Noções de Direito do Trabalho
  • Noções de Direito Empresarial
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Público e Privado
  • Curso de como fazer 2+2 na calculadora HP
  • Professor de Informática
  • Professor de Matemática
  • Técnico em informática com conhecimento em computadores e impressoras
  • Programador de sistemas
  • Psicologia e Terapia
  • Curso de básico de ioga.

Pois bem Senhores, esse é apenas um trecho de uma jornada de atropelos que nós, operadores das ciências contábeis, temos de enfrentar. Desculpe meus caros, vou interromper o texto pois preciso baixar outro plugin pra fazer outra obrigação fiscal.