Para facilitar o acesso ao crédito e enfrentar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus, o Sebrae e a Caixa vão ampliar o acesso de pequenos negócios a crédito, com taxas mais baixas e prazo maior. Saiba como solicitar o empréstimo para sobreviver à crise do coronavírus.

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é ter acesso a crédito para enfrentar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus. Desde o começo da crise, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. A principal barreira são as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo.

Pensando nisso, o Sebrae e a Caixa assinaram um acordo para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro. Desde o começo da crise, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. A principal barreira enfrentada pelas pequenas empresas são as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo.

O Fampe tem aproximadamente R$ 470 milhões em recursos disponíveis e, agora, contará com mais R$ 500 milhões para benefício direto aos pequenos negócios, permitindo R$ 1 bilhão em garantias e alavancando empréstimos 12 vezes o valor de seu patrimônio.

A medida faz parte do conjunto de iniciativas que vem sendo implementado pelo Governo Federal e o Sebrae para reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil.

Como solicitar o crédito?

A nova linha é especial, já que conta com taxas e prazos diferenciados, tudo para você manter o seu negócio em pleno funcionamento. Ela está disponível para empreendimentos dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços, dos seguintes portes:

  • Microempreendedores individuais (MEI)
  • Microempresas
  • Empresas de pequeno porte

Vale ressaltar que os empreendimentos devem ter pelo menos 12 meses de faturamento e não haver nenhuma restrição nem de CPF nem de CNPJ.

Primeiro passo

Quer ter acesso à linha de crédito? Antes de tudo, é necessário obter as orientações que o Sebrae preparou para auxiliar a sua decisão sobre a tomada de empréstimos. Preparamos um vídeo de 5 minutos com as principais informações que você precisa para saber se essa é realmente a melhor solução para o seu negócio.

Atenção: para assistir você precisa ter um cadastro no Portal Sebrae. Clique abaixo e faça seu login ou crie o seu cadastro para acessar. Ver o vídeo é condição obrigatória para conseguir iniciar a conversa com a Caixa. O banco será notificado se você não tiver assistido a todo o conteúdo.

Segundo passo

Para saber mais informações sobre as tarifas, o período de carência e os juros, vá até uma agência da Caixa ou solicite pelo site. Veja as outras etapas a serem percorridas, de agora em diante, com o banco.

documentação necessária para obter o crédito.


Conheça a parceria

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é ter acesso a crédito para enfrentar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus. Desde o começo da crise, 60% dos donos de pequenos negócios tiveram o pedido de crédito negado nos bancos. A principal barreira são as garantias solicitadas pelas instituições financeiras para concessão do empréstimo.

Em busca de soluções para esse obstáculo, o Sebrae e a Caixa assinaram um acordo para facilitar o acesso dos empreendedores a financiamento de capital de giro: uma linha especial de R$ 12 bilhões disponibilizada pelo banco e garantida pelo Sebrae por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que atende às exigências das instituições financeiras para conceder operações de crédito.

Com o objetivo de fortalecer o fundo, nos próximos três meses, o Sebrae vai destinar 50% da sua arrecadação para permitir um aumento nas operações de crédito com tarifas mais baixasmaior prazo e melhor período de carência.

O Fampe tem aproximadamente R$ 470 milhões em recursos disponíveis e, agora, contará com mais R$ 500 milhões para benefício direto aos pequenos negócios, permitindo R$ 1 bilhão em garantias e alavancando empréstimos 12 vezes o valor de seu patrimônio.

A medida faz parte do conjunto de iniciativas que vem sendo implementado pelo Governo Federal e o Sebrae para reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil.

Como solicitar o crédito?

A nova linha é especial, já que conta com taxas e prazos diferenciados, tudo para você manter o seu negócio em pleno funcionamento. Ela está disponível para empreendimentos dos setores de indústria (inclusive agroindustriais), comércio e serviços, dos seguintes portes:

  • Microempreendedores individuais (MEI)
  • Microempresas
  • Empresas de pequeno porte

Vale ressaltar que os empreendimentos devem ter pelo menos 12 meses de faturamento e não haver nenhuma restrição nem de CPF nem de CNPJ.

Primeiro passo

Quer ter acesso à linha de crédito? Antes de tudo, é necessário obter as orientações que o Sebrae preparou para auxiliar a sua decisão sobre a tomada de empréstimos. Preparamos um vídeo de 5 minutos com as principais informações que você precisa para saber se essa é realmente a melhor solução para o seu negócio.

Atenção: para assistir você precisa ter um cadastro no Portal Sebrae. Clique abaixo e faça seu login ou crie o seu cadastro para acessar. Ver o vídeo é condição obrigatória para conseguir iniciar a conversa com a Caixa. O banco será notificado se você não tiver assistido a todo o conteúdo.

Agora que você está mais seguro da sua necessidade de financiamento, siga os próximos passos.

Segundo passo

Para saber mais informações sobre as tarifas, o período de carência e os juros, vá até uma agência da Caixa ou solicite pelo site. Veja as outras etapas a serem percorridas, de agora em diante, com o banco.

Veja a seguir a documentação necessária para obter o crédito.

Para abertura de relacionamento com a Caixa

  • CNPJ ativo e regular.
  • Documento constitutivo registrado em órgão competente (incluindo alterações, se houver) de acordo com a Natureza Jurídica da PJ.
  • Comprovante de endereço.
  • Comprovação de faturamento/receita.

Em relação ao comprovante de endereço, serão aceitos:

  • Contas de água, luz ou telefone vencidas há, no máximo, 60 dias.
  • Escritura de imóvel próprio ou contrato de aluguel em vigor.
  • Extrato/fatura de cartão de crédito do mês.
  • Talão/carnê do IPTU do ano vigente.
  • CNPJ e documento constitutivo, desde que não haja divergência entre ambos.

Comprovante de faturamento para MEI

  • Comprovante de faturamento para MEI com mais de 12 meses de existência: DASN-Simei do último exercício fiscal encerrado juntamente com o recibo de entrega.
  • MEI com mais de um e menos de 12 meses de existência: preenchimento de formulário Caixa com marcação da situação correspondente e preenchimento do quadro de valores de acordo com o tempo de existência ou DASN-Simei.
  • MEI com menos de um mês de existência: preenchimento de formulário Caixa com marcação da situação correspondente e somente assinatura do MO autorizando consultas.
  • Declaração de faturamento/receita dos últimos 12 meses (devendo constar todos os meses de forma individualizada, mesmo que tal faturamento seja igual a R$ 0,00) da PJ assinada pelo(s) RLA(s)/Procurador(es) ou pelo contador da PJ, desde que o último mês apresentado na declaração  tenha defasagem máxima de 120 dias da data de abertura da conta.
  • Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
  • Extrato do Simples, gerado pelo PGDAS, do último ano-calendário fechado, contendo obrigatoriamente a data e o horário de transmissão da declaração.

Documentação RLA/Procuradores

  • Documento original de identidade e CPF e respectivas cópias.
  • Comprovante original de endereço e respectiva cópia.
  • Procuração.
  • Ato de designação do RLA, quando não expresso no documento constitutivo.

acesso ao pedido diretamente na caixa aqui

Fonte: Sebrae